Débora Pimentel
24 abril 2025
3 min para ler
Há uma história muito conhecida que poderia perfeitamente ilustrar o que vamos falar:
Era uma vez três porquinhos que decidiram construir a sua casa.
A mãe tinha avisado que na floresta vivia o lobo mau e por isso tinham de construir uma casa forte para se protegerem.
O primeiro porquinho queria gozar a vida e brincar e por isso não ligou ao que a mãe disse. Então, construiu uma casa de palha para ser mais rápido.
O segundo porquinho, lembrando-se do que a mãe tinha dito, achou que a casa de palha era muito frágil, mas também não queria ter muito trabalho e por isso construiu uma casa com paus de madeira.
O terceiro porquinho, obedecendo ao que a mãe tinha dito, construiu uma casa de tijolo que o protegesse do frio, da chuva, do calor e do lobo mau. Por isso aplicou-se e construiu a sua casa conforme tinha sido ensinado.
Um dia andavam os três porquinhos a passear quando apareceu o lobo mau. Eles correram logo para as suas casas e fecharam a porta.
O lobo cheio de fome, chegou ao pé da casa de palha e soprou. E, a casa foi pelo ar. O porquinho foi a correr esconder-se na casa do irmão da casa de paus. O lobo chegou lá e soprou, soprou e a casa foi pelo ar. E lá foram os dois porquinhos para a casa de tijolo.
Então o lobo encheu o peito de ar e soprou com toda a força que tinha, mas a casa de tijolos não se mexeu nem um bocadinho, firme como uma rocha.
A CASA SOBRE A ROCHA (Mateus 7.24-27)
Mateus 7.24-27 conta uma história de Jesus idêntica, com 2 tipos de pessoas:
A casa é a nossa vida, e a nossa vida é tão importante que não pode ser tratada de qualquer maneira.
Jesus ao contar esta história diz que o primeiro homem ouve e pratica as Suas palavras. Não ouve apenas, mas ouve e pratica. Por isso, não basta vir à igreja ouvir falar de Deus, nós temos de praticar o que aprendemos.
Já o segundo homem ouviu as palavras de Jesus, mas não as praticou.
A chuva, as cheias e o vento (o lobo mau) são os problemas, as provações, as tentações que temos na vida.
Só o homem que construiu a casa na areia é que passou pela chuva e vento? Não.
Deus não promete que quem o ouve e segue não tem problemas.
Os problemas existem e as provações acontecem, mas quem constrói a casa na Rocha, que é Jesus, irá manter-se firme porque Jesus diz em João 16.33 que nós vamos ter aflições, mas devemos ter coragem, porque Ele venceu o mundo. Ele venceu o mundo ao morrer numa cruz e se nós crermos e seguirmos a Jesus vamos ser automaticamente vencedores com Ele.
CONCLUSÃO
A nossa vida nem sempre é fácil. Temos provações e tentações que não são fáceis de lidar, mas ao mantermo-nos firmes em Jesus podemos sair vitoriosos. Para isso, é importante ler a Bíblia, orar e ir à igreja, praticando aquilo que aprendemos, para continuarmos firmes nos caminhos de Deus, firmes na rocha.
Junta-te a nós