Dr. Marcos Eberlin e Débora Pimentel
20 março 2025
8 min para ler
O que a Bíblia diz sobre a criação será mesmo literal? E as provas que a ciência tem mostrado? Será que podemos harmonizar o relato da criação com a teoria da evolução?
O QUE A CIÊNCIA DIZ?
A ciência diz que o Universo surgiu há 13,8 bilhões de anos. Nesse período não existia nada, nem matéria, nem energia, nem espaço, nem tempo. Mas, o “nada” pegou no “nada” e do nada fez uma grande expansão (Big-Bang) criando todas as coisas.
A ciência diz que toda a energia e matéria estavam “aprisionados” pela força gravitacional e auto-explodiu causando o famoso Big-Bang, e essa grande expansão criou o espaço e o tempo. Depois tivemos o período da idade das trevas, de seguida vieram as primeiras estrelas, um bilhão de anos depois essas estrelas começaram a organizar-se em galáxias até dar origem ao Universo estruturado que temos hoje. Num dos planetas surgiu a água (Terra) e nesse planeta surgiu a vida.
Quando se formou a sopa primordial ácida e escaldante, juntamente com descargas elétricas, deu origem o chamado “Luca” (organismo unicelular). Depois o “Luca” evoluiu para as amebas, depois para peixes, anfíbios, plantas e vegetais. De seguida, veio um ancestral símio, meio macacoide, meio humanoide que evoluiu para os hominídeos e, por fim, para o homem como o conhecemos hoje.
O QUE A BÍBLIA DIZ?
É importante notar que a Bíblia não é um livro científico, por isso usa uma linguagem simples, e não técnica. Mas ela é bem clara:
Em toda a Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, vemos falar-se da criação de Deus, o que nos comprova que a narrativa de Génesis 1 é literal e não simbólica.
SERÁ QUE PODEMOS HARMONIZAR OS DADOS DA CIÊNCIA AO RELATO DA BÍBLIA?
Vamos ver alguns pontos onde alguns têm feito uma correlação entre a ciência e a Bíblia:
A ciência tem tanto valor na nossa sociedade, que tentamos à força encaixar os relatos da Bíblia sobre a criação nas descobertas científicas. Mas é a ciência, ao tentar provar que a Bíblia está errada, que tem mostrado, com as suas descobertas, que a Bíblia está certa.
Temos de ter cuidado quando queremos que a ciência se sobreponha à Bíblia, ainda mais quando a própria ciência nem tem provas para a maior parte das suas teorias.
É verdade que Deus deu sabedoria ao homem para descobrir, inventar, pesquisar, mas se essas teorias vão contra a Palavra de Deus temos de ter cuidado para não forçar de mais a Bíblia a estar de acordo com a ciência, chegando, às vezes, ao ponto de alguns dizerem que o relato da criação é apenas simbólico e assim puderem seguir a ciência.
PORQUE DEVO ACREDITAR NA BÍBLIA?
Se olharmos para a teoria da evolução, podemos ver que Deus é trocado pelo “São Nada” que do nada fez tudo. Esta é a cosmologia científica que contrasta com a cosmologia bíblica. Por isso, podemos dizer que, se é necessária fé para acreditar na criação, é precisa muito mais fé para acreditar na evolução, para além de uma boa dose de imaginação.
A evolução tenta fazer crer que dentro do caos, com muita sorte, formou-se o nosso sistema solar perfeito, com o planeta Terra com uma gravidade certa e uma atmosfera e gases adequados, vindos não se sabe de onde, surgindo a vida como que por magia, desenvolvendo-se até formar o homem.
Mas a própria ciência tem encontrado entraves às suas teorias:
A ciência tem mostrado que a teoria do Big-Bang não é viável. Mas como não têm resposta plausível para dar, continuam a falar da evolução ocultando novas descobertas que a descredibilizam. Então a teoria da evolução é uma fé cega, mas que é tida como verdade absoluta.
Cientistas calcularam a probabilidade de termos o nosso Universo a partir do “nada” e o resultado foi de 1 em 1050, ou seja, impossível.
O Universo tem uma ordem, harmonia e propósito, e isso tem levado muitos físicos a sugerirem que o Universo teve de ser feito por um ser altamente inteligente que o mantem a funcionar na devida ordem.
Deus é o motor do Universo, pois de outra forma, com uma pequena alteração, o Universo deixava de existir. Assim como um relógio, as peças podem estar todas lá no sitio certo, mas se o motor parar todo o relógio deixa de funcionar.
Isaac Newton, um dos maiores cientistas de todos os tempos reconheceu a cosmologia bíblica como a melhor explicação para o Universo ao dizer: “Este sistema magnífico do sol junto com os seus planetas só podia proceder de um ser de extrema inteligência e poder”.
É muito mais credível aceitar a Bíblia, que tem comprovado ao longo dos anos que é credível, não tem erro e é a Palavra de Deus, mas infelizmente o homem prefere acreditar em fracas teorias sem provas, só para tirar da equação a existência de Deus.
Estudo baseado nas aulas do professor Dr. Marcos Eberlin, químico, cientista, pesquisador, escritor e ex-professor brasileiro do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. É membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico em 2005. Em 2016 recebeu a Medalha Thomson.
É autor do livro "Fomos Planejados"
Junta-te a nós