Débora Pimentel
15 janeiro 2025
6 min para ler
Normalmente diz-se que, pela fé, acreditamos na existência de Deus. Mas será só isso?
É claro que a fé é fundamental, pois é com ela que lidamos com o que não podemos ver. E um dos problemas de provar a existência de Deus é que Ele é Espírito, Ele não é palpável.
Mas a Bíblia diz que devemos estar prontos a dar a razão da nossa fé (1Pedro 3.15), por isso vamos também olhar para a razão e ver alguns argumentos que podem comprovar que Deus existe.
Muitos dizem que o homem inventou Deus pela sua necessidade de acreditar em algo superior, por precisar de segurança, de amor. É verdade que o homem precisa de segurança e amor, o homem precisa de saber que não está só. A grande vantagem de quem já comprovou que Deus existe, é puder usufruir da presença Dele na sua vida.
Mas será que tem lógica o homem ter inventado Deus? Se o homem tivesse inventado Deus, certamente teria criado um Deus mais liberal, um Deus que gozasse dos prazeres da vida em excesso e sem culpas.
Qual seria o interesse do homem criar um Deus proibitivo, que nos causa sentimentos de culpa quando erramos? Que condena a injustiça, o adultério, o roubo, a bebida e comida em excesso, etc.?
Romanos 1.19-20, 28 diz-nos que a verdade essencial sobre Deus é clara. Através da criação podemos reconhecer a existência de Deus. Mas o homem optou por desprezar esse conhecimento de Deus. Ou seja, o homem não criou Deus, o homem optou por não reconhecer Deus e agir como se Ele não existisse.
A ciência pode não ter nenhuma prova conclusiva da existência ou inexistência de Deus, pois não consegue detectar Deus através de experiências. Mas a ciência consegue mostrar-nos que a existência de um Deus é a melhor explicação para uma série de fatos. Claro que muitos não querem admitir isso.
Com a evolução da ciência tem-se refutado uma série de teorias que tinham como grande objetivo mostrar que a vida é possível sem Deus. E assim, a ciência de forma indireta tem-nos provado que Deus existe.
VÁRIOS ARGUMENTOS PARA EXISTÊNCIA DE DEUS
Só Deus podia criar um universo tão perfeito e cuidar dele.
Só Deus podia fazer surgir várias espécies completamente formadas de uma vez.
Só de um Deus, Santo e Justo, poderia vir a nossa consciência do certo e do errado.
Só Deus teria o poder para formar o universo.
Só Deus poderia criar algo assim tão perfeito.
Só Deus podia criar algo assim tão belo.
Só Deus podia poderia criar um código genético tão complexo.
Só Deus teria poder de formar o universo pronto.
Poderíamos falar aqui de muitos mais argumentos que comprovam a existência de Deus. E com tantos argumentos, não temos razões para não crer Nele (Salmo 14.1).
CONCLUSÃO
Todas estas descobertas mostram que todo o Universo foi programado até o último detalhe. Certamente, o “nada” que dizem ter dado origem ao Big Bang não seria capaz de criar um Universo tão belo e perfeito.
Com o evoluir da ciência temos cada vez mais evidências para as quais não se conseguem explicações sem admitir que Deus existe.
A fé na existência de Deus é essencial (Hebreus 11:6), mas não deve ser uma fé cega, e sim baseada em evidências claras da criação (Romanos 1:20).
Alguns podem achar que Deus é uma ilusão. Mas acreditar que o “nada”, do nada e por nada, formou o tudo é o quê?
Ilusão é não crer em Deus e nas evidências que estão à nossa volta.
Podemos não provar cientificamente que Deus existe, mas concluímos cientificamente que Ele existe.
Junta-te a nós