Desconhecido
05 fevereiro 2025
3 min para ler
(O guarda roupa deste teatro deve ser adequado a cada personagem)
Homem Rico – (entra e chama os seus criados) Venham até aqui porque preciso falar convosco.
(Os criados entram. A criada ajeita a roupa, o jardineiro tira o chapéu segurando-o à frente do corpo e o menino põe o boné debaixo do braço. Colocam-se à frente do patrão com ar submisso pela seguinte ordem: motorista, jardineiro, criada e rapaz dos recados)
Como sabem, hoje é o dia do meu aniversário, por isso chamei-vos aqui porque quero recompensar-vos pela dedicação com que me têm servido. (Com uma Bíblia e um maço de notas nas mãos dirige-se ao motorista) Sabes que confio muito na tua condução, além disso, nunca tiveste multas, bem mereces um prémio. O que preferes receber, esta Bíblia ou algum dinheiro?
Motorista – (Fala atrapalhado) Bom, a minha mulher está adoentada e por essa razão tenho necessidade do dinheiro. Noutra situação, sem dúvida, escolheria a Bíblia. (Recebe uma nota de valor elevado e agradece)
Homem Rico – (dirige-se ao jardineiro) Tu tens sido um bom jardineiro, é um prazer ver as coisas que Deus criou tão bem tratadas. O que preferes?
Jardineiro – (De olhos no chão envergonhado) Eu gostaria de receber a Bíblia, mas como não aprendi a ler, o dinheiro dá-me mais jeito! (Recebe uma nota de valor elevado e agradece)
Homem Rico – Uhm, como agradecer-te os excelentes cozinhados que me preparas e a forma como a casa está sempre limpa. Será que queres…
Cozinheira – (começa a falar sem deixar o Senhor acabar) Eu sei ler, porém, como o patrão sabe, nunca tenho tempo sequer para ver uma revista. Portanto, aceito o dinheiro e assim já posso comprar um vestido novo. (Recebe uma nota de valor elevado e agradece)
Homem Rico – Meu rapaz, que dizer de ti? És sempre gentil e fazes muito bem os recados. Sei que és bastante necessitado, por isso deves querer o dinheiro para comprares uns ténis novos.
Rapaz – (Humilde) Muito obrigado patrão. Espero que não leve a mal… (Olha para os ténis) os meus ténis estão velhos, mas prefiro a Bíblia. A minha mãe ensinou-me que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro… (Ao receber a Bíblia, o rapaz fica feliz e abre a Bíblia. Nisto cai uma nota que apanha e tenta dar ao patrão que recusa. Ao virar as páginas da Bíblia vai vendo outras notas. Os outros empregados perceberam o erro de escolherem o dinheiro e saem envergonhados)
Muito obrigado meu Senhor…
Homem Rico – (Fazendo uma festa na cabeça do rapaz) Meu filho, agradece antes à tua mãe, que tão bem te ensinou o valor da Palavra de Deus.
Desconhecido
Junta-te a nós