Débora Pimentel
23 maio 2025
5 min para ler
Qual seria a nossa atitude se nos encontrássemos com Jesus?
Talvez quiséssemos mostrar como somos espirituais, contar os anos que temos de igreja, quando nos convertemos, contar que viemos de uma família crente, falar do trabalho que fazemos na igreja, das boas ações que praticamos…
Ou será que íamos humilhar-nos perante Ele, aproveitando para Lhe pedir perdão e para Lhe mostrar o quanto O amamos e quanto Ele é importante para nós…
A MULHER PECADORA (Lucas 7.36-50)
Um fariseu, de nome Simão, convidou Jesus para ir comer a sua casa.
(Líder religioso judeu que estudava a Lei judaica e controlava as sinagogas)
Quando Jesus estava sentado à mesa apareceu uma mulher pecadora.
Não sabemos qual era o pecado desta mulher, mas sabemos qual foi a sua atitude perante Jesus.
Ela sabia que Jesus estava ali, o que nos sugere que ela andava a seguir Jesus.
Não sabemos ao certo como esta mulher teve acesso a entrar em casa do fariseu, mas na época não era de estranhar que algumas pessoas pudessem estar à entrada da casa a assistir a este tipo de refeições, em que se convidava um mestre, para o ouvir falar.
Esta mulher que levava um frasco cheio de perfume, colocou-se atrás de Jesus, junto aos Seus pés.
(As mesas de refeição, quando havia, eram baixas e as pessoas sentavam-se em almofadas junto ao chão, colocando os pés para o lado de fora da mesa e o resto do corpo inclinado para a mesa. Por isso esta mulher conseguia estar aos pés de Jesus).
E ela começou a chorar de tal forma que as suas lágrimas molhavam os pés de Jesus. Então, com os seus cabelos começou a secar os pés de Jesus. Ao mesmo tempo beijava-lhe os pés e deitava-lhes perfume.
A atitude desta mulher mostrou um profundo amor e respeito por Jesus.
Mas o fariseu, legalista como era, pensou que se Jesus fosse mesmo um profeta, como diziam, iria saber que aquela mulher era pecadora e por isso devia afastá-la.
Jesus, em resposta aos pensamentos do fariseu, contou uma estória de dois homens que deviam dinheiro a uma pessoa. Um devia 500 moedas e o outro 50. Nenhum deles tinha possibilidades de pagar a dívida e por isso o homem perdoou os dois.
Então, Jesus perguntou a Simão qual dos dois devedores teria mais amor por aquele homem. O fariseu disse a Jesus que seria o que tinha a dívida maior, de 500 moedas, pois era o que mais tinha a agradecer.
Jesus concordou com o fariseu e mostrou-lhe as diferenças que havia entre a atitude da mulher pecadora e a dele:
Por isso, Jesus disse ao fariseu, que por causa do grande amor daquela mulher, os seus grandes pecados tinham sido perdoados. Da mesma forma que os que têm pouco amor por Jesus, também são pouco perdoados.
CONCLUSÃO
Este homem perdeu a grande oportunidade de ser perdoado por Jesus.
O fariseu, dentro da sua falsa santidade, acabou por ser afastado por Jesus e nem percebeu o quanto precisava Dele.
Sermos insensíveis a Jesus e à Sua Palavra faz-nos perder o Seu perdão. Acharmo-nos muito espirituais priva-nos de recebermos Jesus como Ele merece e de recebermos as bênçãos que Ele tem reservadas para nós.
De que lado estamos? Qual é a nossa atitude perante Jesus?
É importante termos consciência do quanto somos pecadores, do quanto pequenos nós somos perante Jesus e do quanto precisamos Dele. Só assim podemos chegar aos pés de Jesus para recebermos o Seu perdão.
Quanto mais amamos Jesus e entendemos aquilo que Ele é e aquilo que Ele fez por nós mais consciência temos dos nossos pecados.
Esta mulher tinha um tal amor por Jesus que ao reconhecer o quão grande Ele era, estava também a reconhecer que não valia nada perante Ele, e por isso, como resposta a esse profundo amor, ela teve o perdão de Jesus.
Quanto amas a Jesus? Sentes-te miserável ao pé de Jesus ou achas que és um crente tão fantástico que nem consegues ver a grandeza Dele?
Esta mulher ensinou-nos serviço, arrependimento, humildade, reverência, reconhecimento e um grande amor por Jesus.
Que possamos ser como esta mulher para receber o perdão e o amor de Jesus.
Junta-te a nós