Débora Pimentel
06 junho 2025
2 min para ler
Porque será que Deus criou o ser humano? Deus precisava de nós para alguma coisa?
Será que Deus se sentia sozinho e por isso criou o homem para lhe dar dores de cabeça? Não! Deus não precisa de nada nem de ninguém. Deus não precisa do homem, nem do resto da criação.
João 17.5 mostra-nos que antes da criação sempre houve amor e comunhão entre os membros da Trindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Por isso, Deus não se sentia sozinho, nem tinha falta de amor.
Então Deus criou-nos para quê?
“Virão todos os que me invocam como seu Deus, que se chamam pelo meu nome, pois foram criados para minha glória. Fui eu quem os formou.” (Isaías 43.7).
Deus criou-nos para a Sua glória.
Podíamos dizer que é egoísmo da parte de Deus criar alguém para O adorar. E isso seria verdade se Ele estivesse a roubar a glória que era merecida a outro. Mas, Deus é o criador e sustentador de todas as coisas, por isso merece toda a glória (Romanos 11.36).
Nós sim, devemos tudo a Ele, por isso é justo dar-Lhe toda a glória que é devida ao Seu nome.
Génesis 1.26-28 diz: “Deus disse ainda: «Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança. Que ele tenha poder sobre os peixes do mar e as aves do céu; sobre os animais domésticos e selvagens e sobre todos os bichos que andam sobre a terra.» Deus criou, então, o ser humano à Sua imagem. Deus abençoou-os e disse: «Sejam férteis e cresçam; encham a terra e dominem-na; dominem sobre os peixes do mar e as aves do céu e sobre todos os animais que andam sobre a terra.»”
Nesta passagem podemos ver algumas formas de glorificar a Deus:
Então, o nosso objetivo de vida deve ser glorificar a Deus (1Coríntios 10.31).
Junta-te a nós