Débora Pimentel
05 janeiro 2025
4 min para ler
Fazemos esta pergunta muitas vezes. Por vezes parece que a vontade de Deus está escondida e que Deus não a quer revelar.
Mas será que é assim? Será que Deus quer dificultar-nos a tarefa de conhecermos a Sua vontade? Provérbios 3.5-6 diz: “Confia no Senhor de todo o teu coração e nunca em ti mesmo. Em tudo o que fizeres, põe Deus em primeiro lugar e Ele te mostrará como deves agir.”
Deve ser um objetivo procurar compreender qual é a vontade de Deus para nós (Efésios 5.17). Deus promete que nos vai ensinar e mostrar o caminho que devemos seguir (Salmo 32.8), e é na Bíblia, onde podemos encontrar a maior parte dessa revelação.
A Bíblia dá-nos todas as orientações que precisamos para sermos bons discípulos. Mas, há certas decisões específicas que têm de ser feitas e que a Bíblia não nos dá essas instruções definidas. Por ex.: A Bíblia não revela que a pessoa “A” deve seguir o curso “X” ou que a pessoa “B” deve namorar a pessoa “Y”.
Então como podemos saber qual é a vontade de Deus individual para nós? Será que Deus também a revela? Efésios 1.9 fala-nos no “mistério da Sua vontade”. Um mistério é algo que está escondido e só o detentor do mistério é que o conhece e só ele é que o pode revelar. Mas esse mistério pode ser desvendado. Como? Romanos12.1-2 dá-nos o segredo para descobrirmos a vontade de Deus; Paulo ensina que devemos entregar as nossas vidas a Deus, ou seja, deixar que seja Ele a controlar a nossa vida. Paulo diz ainda que não nos devemos conformar com as coisas do mundo, mas que devemos ter uma forma de pensar diferente, condizente com aquilo que Deus deseja e assim vamos descobrir a Sua vontade.
Por vezes, achamos que sabemos qual é a vontade de Deus. Mas como é que podemos confirmar se essa é a Sua vontade ou a nossa? Temos o exemplo de Jesus que era conhecedor das Escrituras e fazia uso Delas e que orava com regularidade para estar em intimidade com o Pai.
Para sabermos o que Jesus faria, temos de conhecer como Ele é e como agiria nas diferentes situações da vida e para isso temos de estudar a Bíblia e estar em comunhão com Ele. Quanto tempo tens passado a ler a Bíblia com o objetivo de O conhecer melhor? Como é a tua vida de oração? Oras com sentimento de forma a estares em comunhão com Ele?
Outro ponto importante é estar aberto e preparado para a vontade de Deus. Não posso querer saber qual é a vontade de Deus, mas depois não a seguir, fazendo as coisas à minha maneira. O grande problema de querermos saber qual é a vontade de Deus, é que ela muitas vezes não é igual à nossa. Assim Deus vai desvendando a Sua vontade conforme vamos estando preparados. A descoberta da vontade de Deus vai implicar estarmos muito íntimos de Deus para percebermos os sinais e para aceitarmos a Sua vontade. Quanto mais íntimos estivermos mais revelação vamos receber.
Para sabermos qual é a vontade de Deus existem algumas perguntas que nos podem ajudar:
As respostas a estas perguntas vão te ajudar a perceber qual é a vontade de Deus. Escolhe um tema em que gostavas de saber a vontade de Deus. Pode ter a ver com casa, escola, trabalho, família, igreja, namoro, casamento, amizades, etc. Pensa bem nas perguntas e sê sincero. Como não enganamos a Deus, apenas estarás a enganar-te a ti.
Atenção que este teste não é infalível, mas com certeza te dará uma boa ajuda.
Junta-te a nós