
![]()
Débora Pimentel
14 junho 2026
4 min para ler
Muitos entendem que, se não temos livre arbítrio total, então somos uns robôs nas mãos de Deus.
Será?
É verdade que a Bíblia mostra que tudo o que acontece é porque Deus permite:
A Bíblia até nos quando mostra que apenas dizem “sim” a Cristo aqueles a quem Deus escolheu:
João 1.12-13: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”
João 6.44: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”
Atos 13.48: “… e todos os que Deus escolheu para a vida eterna creram na sua palavra.”
Efésios 2.8: “Porque é pela graça que estão salvos, mediante a fé. E isto não é mérito vosso, é dom de Deus.”
Mas, por outro lado, também encontramos passagens na Bíblia como:
Mateus 11.28:“ Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”
Apocalipse 22.17: “Quem quiser, venha e tome da água da vida”
Lucas 13.34: “… Quantas vezes eu quis juntar os teus habitantes, como uma galinha junta os pintainhos debaixo das asas, e tu não quiseste!”
Afinal, sou eu que escolho ou é Deus?
A Bíblia mostra-nos que é Deus quem escolhe.
Mas não parece que há uma contradição na Bíblia a este respeito? Não, pois todos os que vierem e todos os que quiserem serão os escolhidos por Deus.
Não pode haver uma pessoa que queira dizer “sim” a Jesus, que não o faça por não ser escolhido por Deus. Se alguém quer seguir a Jesus é porque é um escolhido de Deus.
Para a nossa mente é difícil de entender estas coisas, mas Deus fez as coisas tão bem que a escolha Dele por nós é sempre condizente com a nossa escolha por Ele.
É como se, por exemplo, existir uma vaga para um trabalho com as melhores vantagens e condições e eu tiver o privilégio de receber um convite embora não tenha os requisitos necessários. Esse convite é irrecusável, mas fui eu que aceitei esse trabalho.
Foram eles que me escolheram e fizeram o convite ou fui eu que aceitei? Na verdade, foram eles que me escolheram, pois eu nem era capacitado para tal trabalho, mas eu aceitei sem ser obrigado.
Mas isso não faz de nós robôs nas mãos de Deus?
Não acredito ser um robô ou uma marioneta nas mãos de Deus, pois ao contrário deles tenho um comportamento inteligente, aprendendo com os erros, tenho memória e capacidade de pensar, adaptando-me a novas situações e ambientes.
Não diria que sou um robô nas mãos de Deus, diria antes que Deus faz tudo de uma forma tão perfeita que eu ajo segundo a Sua vontade (pois nada acontece sem que Ele permita) sendo também a minha vontade. E de uma forma maravilhosa sou responsável pelos meus atos, aprendendo e crescendo com eles.
Mas, se me quiserem considerar um robô, apenas tenho de ser grato por isso. Na Bíblia também diz que sou pó (Gênesis 3:19), que sou barro (Isaías 64:8) para ser amassada e quebrada por Deus (Jeremias 18:4-6).
Antes robô salvo que homem totalmente livre no inferno, sim, porque se eu não tivesse sido escolhida por Deus jamais O escolheria.
O que não podemos permitir, é acharem que Deus é uma marionete das nossas decisões, dependendo de nós para agir e tomar decisões. Deus é o soberano, é Ele que manda, é Ele que decide, não nós.
Vamos deixar Deus ser Deus!

Junta-te a nós